Portal de Notícias Esportiva - Aqui se respeita todas as modalidades

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

Judô

Brasileiros ficam nas preliminares no quinto dia do Mundial de Judô

Marcelo Fronckowiak, Rafael Macedo e Luana Carvalho pararam em francês, tcheco e holandesa, respectivamente, nesta terça-feira (17), em Budapeste

Central Esportiva
Por Central Esportiva
/ 10 acessos
Brasileiros ficam nas preliminares no quinto dia do Mundial de Judô
Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O quinto dia do Campeonato Mundial de Judô contou com a participação de três atletas brasileiros, e nenhum deles conseguiu avançar às disputas de medalha. Nesta terça-feira (17), Marcelo Fronckowiak (-90kg), Rafael Macedo (-90kg) e Luana Carvalho (-70kg) tiveram revés nas rodadas preliminares e se despediram da competição mais cedo.

No masculino, Marcelo começou vencendo o estadunidense Oleksandr Nyzhnyk com um yuko, na primeira rodada. Na luta seguinte, o brasileiro conseguiu abrir dois shidos contra o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou, mas, no golden score, acabou projetado em yuko.

Enquanto isso, na mesma categoria, Rafael parou na estreia contra o tcheco Adam Kopecky, que conseguiu um waza-ari também no golden score.

Leia Também:

Peguei um cara muito duro, mas que eu sabia que eu poderia ganhar. Eu estava lutando muito bem, com ritmo a luta toda. Não me vi cansando em nenhum momento e busquei a luta inteira. E por isso é muito difícil para mim sair assim, na segunda rodada. Agora é voltar mais forte, acho que esse é o nosso objetivo. Saio triste, mas ainda tem a equipe, então não tem como desanimar. A gente vai buscar esse ouro, o Brasil é uma equipe muito forte e tem uma harmonia muito boa” disse Marcelo.

“É uma categoria muito disputada, acredito que uma das mais fortes atualmente. Era um adversário que eu não conhecia. O estudei, mas, na luta, as coisas vão acontecendo. Nós vamos tomando decisões que às vezes acabam não sendo as corretas, e isso faz parte. Acho que lutei bem abaixo do que posso e do que já demonstrei, mas não tem o que fazer. Agora é seguir em frente. Tem a competição por equipe daqui alguns dias”, expôs Rafael.

Já no feminino, Luana acabou levando a pior na primeira luta contra a holandesa Sanne Van Dijke. A brasileira conseguiu ficar à frente nas punições, deixando a adversária pendurada, mas, no golden score, foi contra-golpeada e caiu em yuko.

“Foi no detalhe. Consegui colocar dois shidos, mas em uma falha minha ela acabou achando uma entrada. Tentei me defender, mas não consegui. Posso não ter conseguido avançar hoje, mas eu vou continuar trabalhando e continuar seguindo e buscando os meus objetivos. O Mundial pra mim não acabou. Ainda tem a competição por equipes, então eu vou me reerguer e voltar mais forte para poder buscar essa medalha para o Brasil”, falou Luana.

Até o momento, o judô brasileiro conquistou duas medalhas no Mundial: a prata de Daniel Cargnin (-73kg) e o bronze de Shirlen Nascimento (-57kg). E, além desses pódios, ainda teve três quinto lugares com Michel Augusto (-60kg), Rafaela Silva (-63kg) e Nauana Silva (-63kg).

FONTE/CRÉDITOS: CBL
Comentários:
Central Esportiva

Publicado por:

Central Esportiva

Redação / Central Esportiva

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!