Portal de Notícias Esportiva - Atletismo, Judô, vôlei e mais esportes

Sabado, 27 de Setembro de 2025

Atletismo

Caio Bonfim conquista ouro histórico na marcha atlética e eleva o Brasil no Mundial de Atletismo

epois da prata nos 35 km, há uma semana, marchador de 34 anos conquista o inédito título mundial

Central Esportiva
Por Central Esportiva
/ 43 acessos
Caio Bonfim conquista ouro histórico na marcha atlética e eleva o Brasil no Mundial de Atletismo
Foto: Fernanda Paradizo/CBAt
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Brasil brilhou no Mundial de Atletismo 2025! Caio Bonfim, atleta da marcha atlética, conquistou a medalha de ouro nos 20 km em Tóquio, tornando-se o maior medalhista brasileiro da história da competição.

Aos 34 anos, o marchador do CASO-DF soma agora quatro medalhas em oito edições: bronze em Londres-2017 e Budapeste-2023, prata nos 35 km e, agora, o tão sonhado ouro.

Leia Também:

Com essa vitória, o Brasil alcança 19 pódios em Mundiais de Atletismo, incluindo três ouros: Fabiana Murer (salto com vara, 2011), Alison dos Santos (400 m com barreiras, 2022) e Caio Bonfim (marcha atlética, 2025).

Esta é a melhor campanha brasileira até hoje, com um ouro e duas pratas.

Marcha atlética: estratégia e superação

Caio venceu com o tempo de 1h18min35s, ultrapassando o chinês Zhaozhao Wang e o espanhol Paul McGrath nos momentos finais. A prova foi marcada por inteligência tática e resiliência.

Após começar fora dos 20 primeiros, Caio cresceu na segunda metade, assumiu a liderança no km 14, caiu para 4º no km 18 e disparou para o ouro no último quilômetro.

Representação brasileira no Atletismo

Além de Caio, outros brasileiros participaram da marcha atlética:

  • Matheus Corrêa: 17º lugar (1h21min04s)
  • Max Batista: 42º lugar (1h27min34s)
  • Viviane Lyra: 12ª colocada (1h29min02s)
  • Gabriele Muniz: 32ª colocada (1h34min28s)
  • Érica Sena: abandonou a prova.

Emoção e gratidão

Após cruzar a linha de chegada, Caio caiu de joelhos, emocionado. “Eu sou o campeão do mundo, não sou o segundo”, declarou.

Ele agradeceu aos pais-treinadores, Gianetti e João Sena, à CBAt e à equipe de fisiologia e fisioterapia.

Também mencionou os sacrifícios familiares e dedicou a vitória à esposa Juliana e aos filhos Miguel, Théo e Manuel.

Nota da redação

Obrigado Caio Bonfim por nos emocionar e fazer o Atletismo ser motivo de comentários nas rodas de jornalistas esportivo.

Comentários:
Central Esportiva

Publicado por:

Central Esportiva

Redação / Central Esportiva

Saiba Mais