Aos 18 anos, Yezo Cunha (Associação Atlética Ponto Zero) já carrega no currículo conquistas que muitos atletas sonham em alcançar ao longo de toda a carreira. Após iniciar sua trajetória no CrossFit, o jovem decidiu migrar para o levantamento de peso olímpico em busca de mais reconhecimento e oportunidades.
Desde então, não parou de quebrar barreiras. Integrante da Seleção Brasileira e recordista nacional, Yezo compartilha com a Central Esportiva os bastidores de sua rotina intensa, os desafios da transição entre modalidades e os sonhos que o impulsionam rumo às Olimpíadas.
O que te fez perceber que o levantamento de peso olímpico poderia oferecer mais oportunidades e reconhecimento do que o CrossFit e como essa percepção influenciou sua decisão de mudar de modalidade?
"No CrossFit são poucas oportunidades, temos pouca ajuda e pouco reconhecimento dentro dele, por isso optei entrar para o Levantamento de Peso", explicou Cunha.
Sabemos que deixar uma modalidade pela qual se tem paixão não é fácil. Quais foram os principais desafios técnicos e emocionais que você enfrentou ao se desligar do CrossFit e se dedicar integralmente ao levantamento de peso olímpico?
"O maior desafio mesmo foi conseguir passa completamente para o o Levantamento, pois sempre gostei muito do CrossFit", completou.
Mesmo que o CrossFit não tenha te dado uma vantagem direta no levantamento de peso, você acredita que ele contribuiu com alguma base física, técnica ou mental que facilitou sua adaptação à nova modalidade?
"Acho que não, mas conseguiu me dar uma "boa" base na transição"
Carreira na Seleção Brasileira
Você se lembra do momento em que recebeu a convocação para a Seleção Brasileira? Como foi viver essa emoção depois de tanto esforço e dedicação nos treinos e o que essa conquista representa para você como atleta?
"Foi um momento muito emocionante que eu estava treinando muito para conseguir, com certeza a realização de um sonho".
Você já representava o Brasil no CrossFit, mesmo quando havia poucos atletas brasileiros em competições internacionais. Como é para você carregar essa responsabilidade e mostrar a força do país agora também no levantamento de peso olímpico?
"Ficava muito feliz em representar o Brasil dentro do CrossFit, pois, sempre foram poucos representantes internacionais. Ali eu sempre tentava mostrar a força do Brasil em outros lugares", exaltou o atleta.
Conviver com atletas da Seleção Brasileira é uma experiência que vai muito além dos treinos e competições. Para Yezo Cunha, estar cercado por pessoas que compartilham os mesmos objetivos trouxe aprendizados valiosos — especialmente sobre trabalho em equipe, respeito mútuo e apoio entre colegas.
"Ficava muito feliz em representar o Brasil dentro do CrossFit, pois sempre foram poucos representantes internacionais. Ali eu sempre tentava mostrar a força do Brasil em outros lugares", contou.
Recordes e Conquistas
Quebrar o recorde brasileiro duas vezes é um feito que poucos atletas alcançam e para Yezo Cunha, esse momento foi tão intenso que até hoje parece difícil de acreditar. A emoção tomou conta, mas o que realmente passou pela sua cabeça foi o peso de cada treino, cada esforço e cada dia de dedicação que o levaram até ali.
"Foi um momento que na hora não acreditava e até hoje não cai a ficha, mas a única coisa que me passava pela cabeça era todos os treinos que tinha feito até chegar naquele momento", falou Yezo.
Entre tantas conquistas já acumuladas na carreira, Yezo Cunha destaca uma como a mais marcante: sua entrada na Seleção Brasileira. Vestir a camisa do país e representar o Brasil em competições é uma honra que carrega com orgulho.
“A conquista que sempre levo comigo foi a entrada na Seleção Brasileira, pois é muito gratificante poder representar meu país mais uma vez dentro de um esporte.”
Quando o assunto é metas internacionais, Yezo Cunha não limita seus sonhos ele mira alto. Para o jovem atleta, qualquer recorde que possa ser quebrado se torna um objetivo legítimo, desde que haja treino e dedicação suficientes para alcançá-lo. “Qualquer recorde que eu puder bater, eu treino para isso.”
Treinamento, Rotina e Mentalidade
A rotina de treinos de Yezo Cunha é intensa e bem estruturada, refletindo o comprometimento de um atleta de alto rendimento.
Ele realiza duas sessões de treino por dia uma pela manhã e outra no final da tarde com um intervalo de descanso no meio do dia para garantir a recuperação adequada.
Além disso, ele mantém uma atenção constante à alimentação, hidratação e sessões regulares de fisioterapia, elementos que considera essenciais para sustentar a performance e evitar lesões. “Sempre me preocupando na recuperação, me alimentando bem, hidratando bastante e com bastante fisioterapia.”
Antes das competições, Yezo Cunha busca manter o foco e evitar qualquer tipo de distração uma habilidade que ele vem aprimorando desde os tempos em que competia no CrossFit. Naquela fase, chegou a fazer alguns acompanhamentos específicos para lidar com a pressão. Hoje, no levantamento de peso olímpico, sente que já consegue administrar melhor o aspecto mental, concentrando-se ao máximo durante as disputas.
“Sempre procurando me concentrar bastante durante as competições e evitando distrações.”
A preparação mental antes das competições é algo que Yezo Cunha aprendeu a valorizar desde os tempos em que competia no CrossFit. Naquela fase, chegou a fazer acompanhamentos específicos para lidar com a pressão e manter o foco.
"Sempre lidei com muita pressão quando era mais novo no CrossFit, então hoje em dia isso não me afeta mais tanto. Sempre entro na plataforma pensando em entregar tudo que eu treinei, pois aquele é o momento certo", falou Yezo.
Juventude e Inspiração
Com apenas 18 anos, Yezo Cunha já se tornou uma referência para muitos jovens atletas que sonham em seguir uma carreira no esporte. E para quem está apenas começando essa jornada, ele faz questão de deixar um recado sincero e motivador.
“O conselho que eu dou é: não desista, mesmo que seja difícil a caminhada. Terão dias de dúvidas, dias mais cansativos e estressantes, mas esse é o caminho certo. No final sempre vale a pena.”
Conciliar vida pessoal, estudos e uma carreira esportiva de alto rendimento não é tarefa simples, mas Yezo Cunha encontrou um equilíbrio possível. Com a maior parte do tempo dedicada aos treinos, ele organiza sua rotina de estudos e aprendizados no ambiente online, o que facilita a flexibilidade. Já os momentos de lazer, embora mais escassos, são valorizados sempre que surgem.
“A vida pessoal fica mais fácil, uma saída com a família e os amigos para distrair às vezes e momentos de lazer sempre que consigo, até porque nem só de treino se vive.”
Quando o assunto é inspiração, Yezo Cunha não precisa olhar muito longe. Suas maiores referências no esporte são os próprios parceiros de treino, atletas que compartilham com ele a rotina intensa, os desafios diários e a busca constante por evolução.
“Tenho uma admiração muito grande por eles”, afirma, destacando o valor da convivência e do exemplo que encontra dentro do próprio ambiente de treinamento.
Futuro e Sonhos
Os próximos passos na carreira de Yezo Cunha estão bem definidos e carregam ambição, foco e patriotismo. O jovem atleta quer se classificar para muitas competições, conquistar diversas medalhas e, acima de tudo, representar o Brasil com excelência em qualquer lugar do mundo onde estiver competindo.
“Classificar para muitas competições, medalhar muito e representar meu país cada vez melhor em qualquer lugar que eu competir.”
Disputar uma Olimpíada é o sonho de muitos atletas e para Yezo Cunha, não poderia ser diferente. Ele carrega esse objetivo com orgulho e determinação, e sabe que cada treino é um passo em direção a esse momento.
“Esse é o sonho de todo atleta e com certeza não deixaria de ser o meu! E me preparo para ele a cada treino que faço, sempre pensando lá na frente.”
Quando projeta o futuro, Yezo Cunha se vê exatamente onde mais gosta de estar: competindo. Mas seus planos vão além das próprias conquistas. Ele quer também retribuir ao esporte, ajudando outras pessoas que compartilham do mesmo sonho. E, claro, espera que o caminho seja repleto de vitórias.
“Me imagino competindo ainda, ajudando como posso as pessoas que também têm esse sonho e, se Deus quiser, com muitos títulos!”
Yezo Cunha ainda está no começo de sua trajetória, mas já carrega consigo a essência de quem sabe onde quer chegar. Entre treinos intensos, conquistas marcantes e o sonho olímpico que pulsa forte, ele também cultiva o desejo de inspirar e ajudar outros atletas a trilharem seus próprios caminhos. Se o futuro é incerto para muitos, para Yezo ele é claro: continuar competindo, somar títulos e fazer a diferença dentro e fora das plataformas.
Comentários: