As Yarinhas são campeãs dos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025. Em campanha histórica, a seleção feminina de rugby sevens venceu Canadá e Estados Unidos neste domingo, 17, conquistou a medalha de ouro e, de quebra, ainda garantiu vaga para o Brasil nos Jogos Pan-americanos Lima 2027.
O título veio após vitórias por 12 a 7 sobre as canadenses na semifinal e por 17 a 7 diante dos Estados Unidos na decisão, devolvendo a derrota sofrida no dia anterior, ainda na fase de grupos.
“Sabíamos da força do nosso coletivo. Quando apoiamos umas às outras, os espaços são criados e nós crescemos. Bolas vivas, rucks rápidos, apoio e muita paciência para criarmos os tries. Na defesa, fomos muito fortes, pois pressionamos muito forte, com o coração, e não demos espaços. Estou muito feliz que conseguimos executar tudo da melhor forma, tudo deu muito certo e elas entregaram demais dentro de campo”, afirmou a treinadora Rafaela Turola.
As Yarinhas iniciaram o domingo já com um jogo decisivo pela frente: semifinal diante do Canadá. Após terminar a etapa inicial em desvantagem (7 a 0), o Brasil foi buscar o resultado com dois tries, sendo o primeiro de Mariely Faria e o segundo de Giovanna, que ainda garantiu a conversão.
Depois, coube à seleção feminina se defender com uma jogadora a menos, já que Raylanne foi advertida com cartão amarelo no último lance, e garantir o 12 a 7 no placar.
Na decisão, o Brasil saiu na frente com try de Ariely, levou brevemente a virada, mas foi ao intervalo em vantagem de 12 a 7 após penal try sofrido pela capitã Heloysa.
As Yarinhas foram superiores no segundo tempo, impediram as estadunidenses de pontuarem com uma forte defesa, e asseguraram o try da vitória em corrida novamente da paranaense Ariely, fechando o placar em 17 a 7.
“Agora o rugby brasileiro é reconhecido e é incrível saber que demos nosso melhor e fizemos história”, falou Raylanne Nascimento, medalhista de ouro pelas Yarinhas.
Comentários: