SPAC (SP) e Niterói (RJ), os dois clubes de rugby mais antigos de São Paulo e Rio de Janeiro, irão a campo nesse sábado (4/10), na capital paulista para o último jogo do Torneio Qualificatório para o Super 12 de 2026. A partida valerá o rebaixamento ou promoção do Niterói, assim como dos mineiros do Nova Lima, que aguardam o resultado da partida.
Após 2 rodadas no Grupo C, o SPAC soma 10 pontos na classificação e já está assegurado na primeira divisão nacional por conta dos critérios de desempate. O Nova Lima soma os mesmos 10 pontos, com 3 partidas realizadas, enquanto o Niterói soma 6, com 2 rodadas. Para seguir no Super 12, o Niterói necessita vencer o SPAC com ponto bônus, isto é, marcando 4 tries, para subir a 11 pontos. Caso o Niterói vença sem marcar bônus e negue bônus ao SPAC, o grupo teria um tríplice empate na primeira colocação, mas os fluminenses perdem nos critérios de desempate.
Na história do confronto direto entre SPAC e Niterói, o clube paulistano tem vantagem, tendo vencido os últimos quatro encontros, incluindo dois duelos na primeira fase do atual Super 12, por 93 a 5 e 78 a 14. O último triunfo do Niterói sobre o SPAC foi em 2023, por 40 a 14.
Super 12 – Torneio Qualificatório – 3a rodada
04/10 – 15h30 SPAC x Niterói
Árbitro: Murilo Bragotto
Local: SPAC – São Paulo, SP
Comentários: