A Seleção Brasileira Sub-17 Feminina está convocada para a disputa do Sul-Americano da categoria, que será realizado em Assunção, no Paraguai, entre os dias 20 e 26 de outubro.

O período de treinamento será entre 11 e 17 de outubro, no CT Sportville, localizado em Barueri, em São Paulo, sob o comando da treinadora Ana Diniz. Entre 24 e 28 foi realizado o Camp de Desenvolvimento da CBB com grande parte das atletas convocadas.

“O camp contribuiu para o desenvolvimento das atletas e oportunizou a conexão da equipe na fase preparatória. O grupo é novo, bom e transparece muita confiança nas ações e desafios. Sabemos que o desafio é árduo e que construiremos um bom trabalho, dia após dia, no passo a passo. Tenho certeza que entregaremos nosso melhor”, disse Ana.

Leia Também:

A competição reunirá nove seleções nacionais e será uma etapa fundamental no calendário das categorias de base do continente, além de servir como classificatória para o FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026. As três melhores equipes do torneio garantem vaga na competição continental.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Equador, Argentina, Bolívia e Uruguai. Já o Grupo B é formado por Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Na fase inicial, cada seleção enfrentará todas as demais do seu grupo. As duas melhores avançam para as semifinais, enquanto as demais seguem na disputa de posições, assegurando que todas as equipes permaneçam em atividade até o último dia de competição.

“É uma nova geração sendo formada. Almejamos completar o ciclo, que seria classificar pra Copa América e chegar ao Mundial. Temos muitos desafios, há muitas meninas que nunca serviram a Seleção, mas também temos algumas meninas que têm experiência. O primeiro passo é poder classificar pra Copa América. Muito trabalho pela frente mas estamos extremamente motivados com o contato inicial que tivemos no camp.”, completou Léo Figueiró, Coordenador da Base Feminina.

Além de buscar a vaga no próximo AmeriCup Sub-18, o torneio também representa a oportunidade de consolidar o desenvolvimento das categorias de base e oferecer às jovens jogadoras experiência em um ambiente internacional de alto nível.

Jogos do Brasil

Brasil x Bolívia – 20 de outubro (segunda-feira)
Brasil x Argentina – 21 de outubro (terça-feira)
Brasil x Uruguai – 22 de outubro (quarta-feira)
Brasil x Equador – 24 de outubro (quinta-feira)

Convocação

Alanna Janira Fabrini - East Coast United (EUA)
Ana Carolina da Silva Moreira - Mangueira-RJ
Bárbara Schlichting Bittencourt - São José-SP
Isabele Cristina Koerich - AJAB-SC
Julia Vitória Preis da Silva - São José-SP 
Lauryn Cristina Rodrigues Turibio - Itatiba-SP
Maria Augusta Santos Sand - Thalia-PR
Mayra Aparecida dos Santos Gregorio - Esperia-SP
Micaela Cavalcanti Silva Duarte - DME Academy (EUA)
Pietra Pagioli Casotti - São José-SP
Sara Araujo Dagba - Central Pointe (EUA)
Sara Martins de Souza - São José-SP

Comissão Técnica

Leonardo Figueiró – Coordenador Técnico
Fernanda Gomes – Líder Operacional
Ana Diniz – Treinadora
Thelma Tavernari – Assistente Técnica
Alessandro Unterkircher – Preparador Físico
Beatriz Valente – Médica
Ana Rita Melo – Médica
Paula Caciatore – Fisioterapeuta
Giovanna Fumagali – Fisioterapeuta
Denise Silva – Nutricionista
Manoella Fiochi – Psicóloga

Fonte: Assessoria CBB