A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou 20 nomes para representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior 2025, que acontece em Lima, no Peru, no período de 05 a 08 de outubro.
O evento é o mais importante da temporada para judocas sub-21 e é uma das principais vitrines para revelar jovens talentos da modalidade. Enquanto 18 atletas do Brasil vão lutar a competição individual, outros dois foram selecionados para compor o time na disputa por equipes mistas.
Entre alguns destaques brasileiros no Mundial, estão as medalhistas de bronze na última edição da competição, Bianca Reis (-57kg) e Dandara Camillo (-78kg); a tricampeã do mundo na classe cadete, Clarice Ribeiro (-48kg), e a medalhista de bronze no Mundial Cadete deste ano, Nicole Marques (-52kg), que vão tentar a dobradinha em Lima; e Gabriel dos Santos (+100kg), vice-campeão mundial cadete em 2022.
Além deles, a Seleção ainda vai contar com os campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, Eduarda Bastos (-63kg), Bruno Nóbrega (-66kg), Luan Almeida (-81kg), Jesse Barbosa (-90kg), Gustavo Milano (-100kg) e Andrey Coelho (+100kg); a vice-campeã Maria Oliveira (-70kg); e os medalhistas de bronze Lucas Takaki (-60kg) e Ana Soares (+78kg).
Completando o time, estão Mariana Nunes (-48kg), Ana Feitosa (-63kg), Enzo Trombini (-81kg) e João Segatelle (-90kg), que vêm se destacando no cenário nacional e mundial da modalidade.
Já para a competição por equipes mistas, a CBJ ainda vai levar à Lima os atletas Gyovanna Andrade (57kg), no feminino, e Matheus Nolasco (73kg), no masculino, para compor a delegação.
Nesta temporada, o time júnior do judô brasileiro já conquistou 51 medalhas em etapas internacionais, sendo 18 ouros, 15 pratas e 18 bronzes. Além disso, fez a melhor campanha da história do país nos Jogos Pan-Americanos Júnior, com 15 medalhas de 15 possíveis (12 ouros, 1 prata e 2 bronzes).
O Mundial Júnior deste ano contará com quatro dias de disputas, sendo os três primeiros para as categorias individuais e o último para a competição por equipes mistas. Confira abaixo a lista completa dos brasileiros convocados para a competição:
Equipe Feminina
48kg — Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
48kg — Mariana Nunes (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
52kg — Nicole Marques (Espaço Marques/FEMEJU-DF)
57kg — Bianca Reis (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
*57kg — Gyovanna Andrade (SESI-SP/FPJUDO-SP)
63kg — Ana Feitosa (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
63kg — Eduarda Bastos (Clube Paineiras do Morumby/FPJUDO-SP)
70kg — Maria Oliveira (SESI-SP/FPJUDO-SP)
78kg — Dandara Camillo (Sociedade Esportiva Palmeiras/FPJUDO-SP)
+78kg — Ana Soares (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
Equipe Masculina
60kg — Lucas Takaki (SOGIPA/FGJ-RS)
66kg — Bruno Nóbrega (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
*73kg — Matheus Nolasco SOGIPA/FGJ-RS)
81kg — Enzo Trombini (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJUDO-SP)
90kg — Jesse Barbosa (SOGIPA/FGJ-RS)
90kg — João Segatelle (Esporte Clube Pinheiros/FPJUDO-SP)
100kg — Gustavo Milano (AABB Curitiba/FPRJUDO-PR)
+100kg — Andrey Coelho (Grêmio Náutico União/FGJ-RS)
+100kg — Gabriel dos Santos (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
A Equipe Central Esportiva segue acompanhando o judô brasileiro.
Comentários: