Portal de Notícias Esportiva - Atletismo, Judô, vôlei e mais esportes

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Atletismo

Luísa e Cael foram os campeões sub-20 da Copa Brasil de Cross Country

Ambos enfrentaram dificuldades para chegar até o ouro e a gaúcha Luísa buscou inspiração no campeão mundial e medalhista olímpico Caio Bonfim, da marcha atlética: "É isso que tu quer (o 11º lugar) ou pegar uma medalha? Foi o que ele disse"

Central Esportiva
Por Central Esportiva
/ 25 acessos
Luísa e Cael foram os campeões sub-20 da Copa Brasil de Cross Country
Foto: Gustavo Alves/CBAt
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Luísa Monteiro de Almeida (Sogipa-RS), nos 6 km (25.17), e Cael do Nascimento Lima Pinto (Orcampi-SP), nos 8 km (27.47), foram os campeões sub-20 da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country 2025, neste domingo (19/10), no Parque Ecológico Municipal, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Ambos ficaram emocionados pelas histórias de superação que viveram e asseguraram vaga na seleção do Atletismo Brasil que disputará o Campeonato Sul-Americano de Facatativá, Colômbia, dia 8 de novembro.

Ewellyn Stefani Pereira de Souza (CARN) conquistou a medalha de prata nos 6 m (25.42) e Julia Rodene Santos a de bronze (26.12). 

Leia Também:

Luísa, que já tinha o ouro da Copa Brasil de Cross Country Sub-18, agora também é campeã sub-20, um título importante "nem tanto pelo tamanho da conquista, mas pelo significado". Luísa explicou que há 40 dias no Brasileiro Sub-20 não foi bem nos 3 mil e parou depois de cinco voltas nos 5 mil - passou mal do estômago e viu o fim da prova dentro da ambulância.

Mas a gaúcha Luísa foi buscar inspiração em Caio Bonfim, campeão mundial e medalhista de prata olímpico nos 20 km marcha atlética. "Eu pensei muito na entrevista que o Caio Bonfim deu, contando que quando foi 11º nas Olimpíadas de Tóquio, parou e pensou: 'é isso que tu quer? ou pegar a medalha'. Me inspirei nisso pra pensar: é isso o que eu quero, assistir o resto da prova, não ficar mais entre as primeiras depois de já ter ganho três vice-campeonatos, três anos seguidos? Então eu levantei a cabeça, eu sabia que tinha pouco tempo, mas treinei, treine forte, na chuva, no barro, no frio, no calor, na areia, e vim pra conquistar esse título. Estou muito feliz", ressaltou Luísa.

Nos 8 km, o vice-campeonato foi obtido por Kaio Augusto Souza Martins (Clã Delfos), com 28.14, e a medalha de bronze por Adoniram Carey de Oliveira (Instituto Athlon), com 28.28.

Cael do Nascimento Lima Pinto também comemorou o ouro pela superação que significou.

"O clima estava perfeito, não choveu, não estava abafado, bom para correr. Os adversários me fazem ser forte como eles. Estou muito feliz porque a última vez que eu competi nesse cross estava lesionado. Quase não acabo a prova que não termino ela por completo. Então, para mim, esse cross é uma conquista muito grande, tipo, de superação pessoal." 

Participaram da abertura da competição Renato Spadoni Marcondes, representante da CAIXA, Zélia Moreira, secretária de Esportes de Poços de Caldas, Wlamir Leandro Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o vice-presidente da CBAt Edson Luciano Ribeiro e o CEO Claudio Castilho, e Gustavo Raineri, presidente da Federação Mineira de Atletismo (FMA).

Matheus Rodrigues dos Santos (Orcampi-SP) foi o campeão dos 6 km sub-18 (20:59) e Ana Laura Domingos Trevisan (Orcampi-SP) dos 4 km sub-18 (16.45). 

Nas duas últimas provas do programa horário, os 2 km (adulto), os vencedores foram: Antonia Keyla da Silva Barros (Pé de Asa-MA), com 6:59, e Vitor Ferreira dos Santos (Barro do Garças-MT), com 5:48.

TODOS OS RESULTADOS

A Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com a Federação Mineira de Atletismo (FMA) e a Secretaria de Esportes de Poços de Caldas.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Comentários:
Central Esportiva

Publicado por:

Central Esportiva

Redação / Central Esportiva

Saiba Mais