Portal de Notícias Esportiva - Atletismo, Judô, vôlei e mais esportes

Sabado, 15 de Novembro de 2025

Canoagem

Do Pará a Primavera do Leste: A Jornada de Ícaro Bueno na Canoagem Velocidade

Atleta paraense formado no polo mato-grossense se destaca no ultimo Campeonato Brasileiro de Canoagem vencendo duas medalhas, um ouro e uma prata

Central Esportiva
Por Central Esportiva
/ 30 acessos
Do Pará a Primavera do Leste: A Jornada de Ícaro Bueno na Canoagem Velocidade
CBCa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com apenas 18 anos, Ícaro Breno da Silva Guimarães representa uma nova geração de atletas que transformam seu esforço em resultado. Natural de Santarém (PA), o jovem canoísta encontrou a Canoagem Velocidade e hoje é integrante do Centro de Treinamento de Primavera do Leste (MT), Ícaro se consolida como uma das grandes promessas da modalidade no país, no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2025, Ícaro conquistou o ouro no K1 1000m e a prata no K1 500m.

Na região Centro-Oeste do Brasil, o município de Primavera do Leste (no Mato Grosso) abriga um dos projetos mais promissores da Canoagem Velocidade brasileira.

O Centro de Treinamento de Canoagem, resultado de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), e a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, vem transformando a realidade de jovens atletas e se consolidando como um verdadeiro celeiro de talentos.

Leia Também:

Entre os nomes que mostram o trabalho do CT está Ícaro Breno da Silva Guimarães, atleta da Associação Santarena de Canoagem e Esporte (ASCaE). Natural de Santarém (PA), o jovem de 18 anos carrega uma história de luta e persistência, hoje está colhendo os frutos do esforço diário que o levou do interior para o alto rendimento.

“Eu vim de um lugar onde ninguém acreditava muito no esporte. Prefeito, governo, ninguém dava apoio. Então eu tive que acreditar em mim mesmo, mostrar que dá para chegar lá com força, fé e trabalho”, conta Ícaro.

O contato com a canoagem começou em 2022, quase por acaso. O treino era simples, improvisado, longe da estrutura atual que o acompanha no CT. A virada veio com o ingresso no Centro de Treinamento de Primavera do Leste, espaço que se tornou referência nacional. Lá, Ícaro encontrou toda a estrutura.

O CT oferece acompanhamento técnico completo, com foco no desenvolvimento físico, técnico e psicológico dos atletas. A equipe coordenada por Emerson Wolf trabalha com métodos atualizados e treinos de alto rendimento, aproveitando o potencial natural da região, que possui um dos melhores cenários do país para a prática da canoagem. “O CT representa uma mudança de vida. É um lugar que te faz acreditar que o sonho é possível”, afirma o atleta.

E os resultados comprovam essa dedicação. No Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2025, Ícaro conquistou o ouro no K1 1000m e a prata no K1 500m.

“A dos mil metros foi a que mais me marcou. É uma prova olímpica, e eu vinha treinando muito para ela. No final, pensei que não ia dar, mas consegui manter o ritmo e fechei forte. Quando cruzei a linha, gritei com tudo o que tinha, foi um grito de vitória, mas também de alívio, de superação”, relembra o Ícaro.

Essas medalhas recentes não foram as únicas lembranças que marcaram o caminho de Ícaro. Ele relembra com emoção sua primeira competição nacional, em 2024. “Fui para o Brasileiro e perdi os mil metros. Pensei que não ia ganhar mais nada, chorei, orei pra Deus e pedi uma luz. Aí veio o terceiro lugar nos 500 metros e o segundo nos 200. Aquilo me deu esperança. Foi ali que eu tive certeza de que a canoagem era o meu caminho,” conta o atleta.

A rotina no CT é intensa, mas equilibrada. Ícaro treina diariamente com foco, mas também reserva tempo para os estudos e momentos de descontração. “A rotina aqui é boa, os horários ajudam, dá para descansar. Eu estudo, treino e às vezes jogo bola também. Jogar é tipo um lazer, uma forma de me sentir em casa. Não é pra competir em outro esporte, é só pra me distrair um pouco e manter o equilíbrio.”

Ícaro também valoriza a convivência e o espírito coletivo dentro do centro. “Aqui a gente se apoia muito. Tem gente do país todo, e todo mundo quer crescer junto. Quando um vai bem, parece que todo mundo vence junto também,” falou o atleta.

Com o olhar voltado para o futuro, o jovem atleta traça metas ambiciosas. “Meu objetivo é representar o Brasil lá fora, carregar o país nas costas do caiaque e mostrar para o mundo que tem caiaque bom no Brasil. E também incentivar quem está chegando agora, mostrar para os mais novos que dá para chegar longe com dedicação”, conclui Ícaro.

Mais do que resultados, a história de Ícaro Breno é sobre acreditar no talento e na força do trabalho. É também o retrato do impacto que o Centro de Treinamento de Primavera do Leste tem na vida de jovens que sonham em remar mais longe.

Comentários:
Central Esportiva

Publicado por:

Central Esportiva

Redação / Central Esportiva

Saiba Mais