Portal de Notícias Esportiva - Atletismo, Judô, vôlei e mais esportes

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Esgrima

Bia Bulcão vence e conquista ouro no Rio após semifinal tensa

A campeã foi Bia Bulcão, líder do ranking brasileiro, que superou na final sua companheira de clube Gabriella Vianna por 15 a 5

Central Esportiva
Por Central Esportiva
/ 32 acessos
Bia Bulcão vence e conquista ouro no Rio após semifinal tensa
Foto: Site CBEsgrima
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Esporte Clube Pinheiros dominou o florete feminino no Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, disputado no Velódromo do Parque Olímpico da Barra.

A campeã foi Bia Bulcão, líder do ranking brasileiro, que superou na final sua companheira de clube Gabriella Vianna por 15 a 5.

O momento mais emocionante, entretanto, aconteceu na semifinal. Com os dois duelos acontecendo simultaneamante, chegou uma hora em que tanto Gabriella Vianna x Ana Toldo, quando Bia Bulcão x Mariana Pistoia estavam empatados em 10 a 10.

Leia Também:

Mas, na pista 1, Gabi Vianna deslanchou no final e fechou o jogo em 15 a 10. Na pista 2, a disputa foi mais acirrada entre as duas primeiras colocadas do ranking nacional. Bia Bulcão teve o match point a seu favor em 14 a 13, mas Mariana Pistoia reagiu e empatou.

A atleta do Pinheiros, no entanto, não deixou a rival nem pensar e já marcou o ponto da vitória no lance seguinte.

“Quando o jogo fica 14 a 14, eu não gosto muito de ficar pensando no resultado, eu já faço a ação tentando fechar o jogo. Se ficar pensando muito, pode atrapalhar”, disse a campeã.

Depois do sufoco que foi a semifinal, Bia Bulcão não teve problemas na final diante da companheira de clube, Gabriella Vianna. Foi uma vitória tranquila por 15 a 5. “Foi o meu melhor jogo de todo o torneio”, afirmou a medalhad e ouro.

Confira todos os resultados da fase eliminatória

Oitavas de final 

  • Gabriella Vianna (ECP) – bye

  • Silvia Rothfeld (CAP) 15 x 10 Isadora Xella (AERJ)

  • Valentina Basso (ECP) 15 x 4 Luana Huang (CGB)

  • Ana Toldo (CAP) 15 x 3 Samara Silva (CAP)

  • Mariana Pistoia (GNU) 15 x 3 Yuki Wu (ECP)

  • Laura Papaiano (CAP) 15 x 5 Marina Morais (GNU)

  • Julia Aoki (ECP) 15 x 0 Isis Queiroz (CGB)

  • Bia Bulcão (ECP) – bye

Quartas de final 

  • Gabriella Vianna 15 x 3 Silvia Rothfeld

  • Ana Toldo 15 x 7 Valentina Basso

  • Mariana Pistoia 15 x 4 Laura Papaiano

  • Bia Bulcão 15 x 3 Julia Aoki

Semifinais

  • Gabriella Vianna 15 x 10 Ana Toldo

  • Bia Bulcão 15 x 14 Mariana Pistoia

Final

  • Bia Bulcão (ECP)  15 x 5 Gabriella Vianna (ECP)

     Medalhas de bronze: Ana Toldo (CAP) e Mariana Pistoia (GNU)

Pódio completo – Florete feminino

 Bia Bulcão (ECP Pinheiros)
 Gabriella Vianna (ECP Pinheiros)
 Ana Toldo (Paulistano)
 Mariana Pistoia (GNU)

Troféu Brasil por equipes

Depois do dia de disputas individuais, as meninas do florete feminino voltam ao Velódromo neste sábado para o Troféu Brasil por equipes. A competição começou nesta sexta em um formato inovador com os jogos acontecendo até 20 pontos em duplas com cada time podendo ter até dois reservas.

Os campeões desta sexta-feira foram o Pinheiros no sabre masculino (Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Matheus Becker) e na espada feminino (Marcela Silva e Maria Luiz Roig Calderón) e o Grêmio Náutico União no florete masculino (Guilherme Toldo e Pedro Morastega).

Torneio Satélite do Rio de Janeiro de Florete

Neste sábado começa também no Velódromo o Torneio Satélite do Rio de Janeiro de florete, competição internacional que vale pontos para o ranking mundial.

O campeonato começa com a participação dos homens, entre os quais o brasileiro Guilherme Toldo é o principal destaque.

O gaúcho é o atual 42º colocado do ranking.

Ele terá ao seu lado Dominic de Almeida (75º)Lorenzo Mion (111º)Pedro Marostega (273º) e Ricardo Pacheco (312º), além de jovens talentos como Giorgio Fumagalli e Luiz Foschini.

Entre os estrangeiros, o chileno Leopoldo Alarcón (78º) e Vicente Otayza (84º) aparecem como os mais bem ranqueados. Maximiliano Valladares, do México, e Ben Carr, da Irlanda, também participam da competição.

No feminino, cuja disputa acontece no domingo, a presença mais ilustre é a de Maxine Isabel Esteban, da Costa do Marfim, atual 38ª do ranking mundial.

Atleta olímpica em Paris 2024, ela nasceu nas Filipinas e representa o país africano desde 2022. Esteban é medalhista de prata do Campeonato Africano de 2024 e bronze em 2023, além de acumular pódios em Copas do Mundo Júnior e Satélites Seniores.

Entre as brasileiras, os principais nomes são Bia Bulcão (55ª), e Mariana Pistoia (85ª), além de Gabriella Vianna (149ª) e Ana Toldo (153ª).

A chave internacional feminina contará ainda com a chilena Arantza Inostroza (68ª), a croata Dorja Blazic (81ª), a chilena Lisa Montecinos (95ª) e a alemã Aline Rustler, entre outras.

Comentários:
Central Esportiva

Publicado por:

Central Esportiva

Redação / Central Esportiva

Saiba Mais