Portal de Notícias Esportiva - Atletismo, Judô, vôlei e mais esportes

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026

Atletismo

Atletismo Brasil já tem sua Certificação da Lei Pelé de 2026

O Ministério do Esporte renovou a Certificação de Registro Geral da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), na qual está dentro de todas as exigências em termos de governança, transparência, gestão democrática, autonomia e viabilidade financeira e participação de atletas

Central Esportiva
Por Central Esportiva
/ 37 acessos
Atletismo Brasil já tem sua Certificação da Lei Pelé de 2026
Foto: Bruno Barros/Fotop
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Atletismo Brasil inicia 2026 com sua Certificação da Lei Pelé garantida. O Ministério do Esporte renovou a Certificação de Registro Geral da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), na qual está dentro de todas as exigências da Lei Pelé em termos de governança. 

O documento, emitido pelo Ministério do Esporte, com data de 6 de janeiro de 2026, tem validade de um ano - até 6 de janeiro de 2027 - e significa "a observância de todas as exigências formais previstas nos artigos 18 e 18-A da Lei 9.615/98", conhecida como Lei Pelé.

A Certidão de Registro Cadastral é necessária para que entidades do Sistema Nacional do Desporto como confederações, federações, associações, institutos e clubes, recebam recursos públicos para projetos esportivos. Foi instituída em 3 de abril de 2028 pela Portaria Nº 115.

Leia Também:

Para obter o registro cadastral, a entidade precisa encaminhar o pedido, acompanhado de documentos que comprovem governança e compliance, transparência ativa, gestão democrática, autonomia e viabilidade financeira e participação de atletas. 

"Ontem (6/1) foi renovada a nossa certificação do Ministério do Esporte, mais uma vez sem interstício nem qualquer pendência ou necessidade de saneamento. É muito importante", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, destacando assim que a certificação foi emitida sem nenhum intervalo de tempo em relação a anterior porque a CBAt atendeu a todas as exigências legais relativas a governança.

Gestão CBAt em destaque

  • 2025 - Prêmio Sou do Esporte - Melhores Práticas de Governança - Transparência, Equidade e Comissão de Atletas.
  • 2025 e 48 anos de vida - patrocínios Caixa e Loterias Caixa (2028), PUMA (2032) e Fictor (2029).
  • 2024 - Prêmio Sou do Esporte - Melhores Práticas de Governança - Transparência e Comissão de Atletas.
  • 2023 - Prêmio Sou do Esporte - Gestor do Ano: Wlamir Motta Campos; Joaquim Cruz, campeão olímpico: Homenageado do Ano.
  • 2022 - Prêmio Sou do Esporte - Melhores Práticas de Governança - Equidade de Gênero.
  • 2022 - World Athletics Member Award - Melhor federação do mundo. 
FONTE/CRÉDITOS: CBAt
Comentários:
Central Esportiva

Publicado por:

Central Esportiva

Redação / Central Esportiva

Saiba Mais